O que é preciso para começar a pedalar?

Confira dicas para praticar a modalidade com segurança e eficácia

Publicado em 15/01/2017

Os primeiros sinais de transporte sobre duas rodas datam do Egito Antigo, porém, esse fato só foi registrado com o conde Méde de Sivrac, na França, em 1790. Na segunda metade do século XIX, a bicicleta se fortaleceu como veículo, tanto para o transporte quanto para o lazer, e em 1896 aconteceu a primeira disputa ciclística, em Paris.

A partir de então, o ciclismo evoluiu e faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas. Esse esporte é dividido em quatro modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.

Pedalar traz inúmeros benefícios ao corpo humano, como o combate ao estresse e depressão, emagrecimento e redução do colesterol, triglicérides e risco de infarto. Também ajuda a diminuir a pressão arterial e aumentar a imunidade. Se você se interessou pelo esporte e quer sair por aí pedalando, confira nossas dicas e encare essa jornada.

Equipamentos

Caso você deseje se empenhar no esporte, alguns equipamentos são necessários para um bom desempenho. 

Camisa

As camisas de ciclismo são fabricadas sob medida, com tecidos sintéticos que permitem a evaporação do suor.

Bermuda

As bermudas para ciclistas são acolchoadas com espumas ou gel na região dos glúteos e genital. São feitas de tecidos elásticos e comprimem as pernas, o que evita a fricção entre as coxas e assaduras.

Luvas

Esse equipamento proporciona maior conforto e proteção às mãos, que geralmente são a primeira parte do corpo que toca o chão em caso de queda.

Óculos

Os óculos para ciclismo são curvados para proteger contra o sol forte, vento, insetos, areia e pequenos objetos que podem atingir o rosto durante uma pedalada.

Bicicleta

O mais importante no ciclismo é, logicamente, a bicicleta. Fique atento à sua qualidade e funções disponíveis. 

Capacete

Esse item é fundamental, pois protege a parte craniana de possíveis acidentes durante o trajeto.

Água

Durante e após o treino hidrate-se para repor os nutrientes perdidos durante o exercício.

Alongamento

Após o treino, faça alongamentos para evitar danos nos músculos.