O que é necessário para começar a jogar futsal?

Fizemos uma lista rápida para ajudar você a praticar o esporte; confira

Publicado em 14/06/2016

Poucos sabem, mas a origem do futsal se deu no Uruguai em 1933, fruto da ideia de Juan Carlos Ceriani Gravier, professor de educação física em Montevidéu, que colocou seus alunos para jogar futebol em um espaço reduzido, numa espécie de quadra. Ao ver o resultado, o professor batizou o esporte de “indoor football”, e posteriormente a modalidade se transformaria no futsal atual, inclusive regido pela própria FIFA.

Ele pode não ter o mesmo prestígio que o futebol de campo, mas com certeza é um dos esportes preferidos da grande maioria das crianças e adolescentes. E não são só eles, muitos adultos jogam por lazer, disputam campeonatos e se reúnem com amigos para bater uma bolinha na quadra. 

Embora seja jogado em um espaço menor, o futsal é muito benéfico para o nosso corpo, especialmente por tonificar os músculos e ajudar na circulação. Os músculos da perna são muito estimulados, além do abdome e costas. O aumento da resistência cardiovascular é talvez o principal ganho que o praticante terá.

Para quem nunca jogou e quer começar, não tem muito segredo. A seguir, você confere uma lista de itens básicos para praticar o esporte. 

Chuteira

Existem modelos especiais para jogar futsal, com um solado liso e emborrachado, que evitará escorregões.

Bola

Menor do que a de campo, seu tamanho é mais proporcional à quadra e ao tamanho gol.

Caneleira

Embora não seja obrigatória em jogos informais e aulas de educação física, a caneleira é fundamental para proteger o jogador. 

Meião

Se você for usar a caneleira, vai precisar de um meião para prendê-la, sem contar o conforto que ele dá ao jogador.

Depois de reunir esses itens, só falta arrumar uma quadra e chamar os amigos para jogar.

Foto: Divulgação/CBFS