Principais pilotos brasileiros na história da Fórmula 1

País já teve três campeões mundiais na categoria

Publicado em 11/10/2018
diversos-carros-de-fórmula-1-em-corrida

Foto: Ev. Safronov / Shutterstock.com

O Brasil tem muita tradição em diversas categorias do automobilismo, mas a Fórmula 1 é destaque entre as preferidas do público. Até hoje, 31 pilotos brasileiros participaram da modalidade, incluindo três campeões mundiais e outros três vencedores de Grandes Prêmios.

Após a saída de Felipe Massa, a temporada de 2018 é a primeira em quase cinco décadas sem pilotos brasileiros. Ao menos, apesar dos rumores, o GP de Interlagos continua no calendário, mantendo a tradição de ter o Brasil sediando uma corrida desde 1973. Para valorizar essa história, lembramos aqui os principais pilotos brasileiros da Fórmula 1.

Ayrton Senna foi tricampeão

Considerado por muitos especialistas um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1. Primeiro, pelas impressionantes estatísticas, como os três títulos Mundiais (88, 90 e 91), os vice-campeonatos de 89 e 93 e suas 41 vitórias. O paulistano também ficou marcado pelas suas atitudes que influenciaram milhares de brasileiros, como quando parou na pista e ajudou o colega Érik Comas, acidentado durante uma corrida em 1992, na Bélgica.

O trágico acidente que tirou a vida de Senna em 1994, no GP de San Marino, não apagou sua representatividade e o público brasileiro ainda se lembra do piloto com carinho.

Nelson Piquet colecionou títulos na década de 1980

O carioca também está na lista dos melhores pilotos nacionais e internacionais da F1, com seu tricampeonato Mundial (81, 83 e 87). Após fazer sucesso na Fórmula 3, Piquet venceu o GP do Oeste dos Estados Unidos logo em seu segundo ano na categoria principal. Considerado polêmico por alguns, ele também angariou fãs que vibravam com suas vitórias sobre o inglês Nigel Mansell e o francês Alain Prost.

Piquet também sofreu um grave acidente em 1992, quando foi convidado para participar das 500 Milhas de Indianápolis. Sofreu leve traumatismo craniano e teve fraturas múltiplas, mas felizmente conseguiu se recuperar e pode acompanhar a participação do filho, Nelson Piquet Jr. em suas 28 corridas na F1.

Emerson Fittipaldi venceu em diversas categorias

Um dos pioneiros de sucesso do automobilismo brasileiro, conquistou as taças de 72 e 74 na categoria, sendo, até então, o piloto mais jovem a ser campeão, aos 25 anos (Fernando Alonso, em 2005, quebrou esse recorde).

No Brasil, Fittipaldi virou sinônimo de automobilismo, também após o lançamento da sua equipe Copersucar Fittipaldi. Foi campeão da Fórmula Indy em 89 e venceu duas vezes as famosas 500 Milhas de Indianápolis.

Brasileiros que também venceram GPs

Outros três brasileiros venceram GPs de Fórmula 1 e merecem destaque. José Carlos Pace ficou com o primeiro lugar no GP do Brasil em 75. Rubens Barrichello e Felipe Massa somaram 11 vitórias cada e também foram vice-campeões mundiais. Barrichello foi o segundo melhor no campeonato em 2002 e 2004, e Felipe Massa em 2008, quando perdeu o título na última volta em Interlagos para o inglês Lewis Hamilton.

Próximos pilotos

Jovens pilotos estão batalhando para entrar no circuito, fazendo o Brasil ter representantes novamente. Alguns deles são Sérgio Sette Câmara (piloto da F2), Pietro Fittipaldi (Fórmula V8), neto de Emerson, e Bruno Baptista (GP3 Series). Quando conseguirem um ingresso para a F1, eles já sabem que têm muita tradição a representar nas pistas.