Prancha de equilíbrio vira moda nas redes sociais

Esporte fortalece os músculos e melhora a concentração

Publicado em 30/07/2018
imagem de pernas masculinas se equilibrando em uma prancha

O exercício de se equilibrar em uma prancha ganhou as redes sociais. O equipamento para isso parece ser bastante simples e já pode ser encontrado em vários lojas na internet. No entanto, a modalidade é muito mais complexa do que parece e os resultados também impressionam. Quem pratica garante que é possível modelar o corpo, aumentar a resistência física e melhorar funções cognitivas. 

A prancha é feita de madeira, sendo apoiada por um cilindro produzido em materiais como tubo kraft ou plástico. Para se manter em cima da plataforma, o usuário usa força física, obrigando a trabalhar os músculos, e por isso é um equipamento perfeito para fortalecer joelhos e tornozelos.

Mas não é só para recreação que as pranchas de equilíbrio são utilizadas. Elas podem ser excelentes aliadas em reabilitação de doenças neurológicas, uma vez que é necessário triplicar o poder de concentração em cima do aparelho. Além disso, o acessório fortalece ligamentos e músculos, ajudando a prevenir lesões geradas por práticas esportivas. Dessa forma, a prancha é, especialmente, recomendada para atletas.

Para se equilibrar na prancha é preciso permanecer estático por um período de tempo sobre o equipamento, com os joelhos levemente flexionados e o corpo curvado para frente. Essa posição ajuda a fortalecer os músculos da região glútea, por exemplo.

prancha de quilíbrio

Mas antes de iniciar no esporte, fica o alerta: busque um profissional qualificado, como um educador físico ou um fisioterapeuta, para acompanhar o seu treinamento. Isso porque existe um alto risco de contusões e torções nos joelhos e tornozelos. Ficou interessado? A Siebert Online Shop disponibiliza o produto por R$329 e aceita todas as formas de pagamento. 

Foto: Divulgação/Youtube