Pouco popular em solo brasileiro, o hóquei jogado na grama é uma modalidade milenar, com registros históricos de diversos povos da antiguidade jogando-o de forma primitiva. Romanos, etíopes, gregos, astecas e egípcios disputam a autoria do jogo, mas é difícil saber quem teve pela primeira vez a iniciativa de conduzir algo redondo com um taco e tentar acertar o objeto em algum alvo. Assim surgiu o esporte olímpico, que tem sua versão moderna registrada na Inglaterra, ainda no século XVIII.

Como se joga?

Jogado na grama por uns e no gelo por outros, a modalidade consiste em levar a bola/disco até o gol adversário usando apenas o taco. Pensando prioritariamente na grama, são 11 jogadores ao todo, sendo que 10 jogam no campo e um goleiro é fixo no gol, podendo defender os arremates do time inimigo com o corpo. Ainda é permitido à equipe ter cinco reservas para substituir a qualquer momento da partida.

Durante a partida, os atletas devem usar o taco para conduzir a bola pela extensão do campo, usando-o para empurrar, driblar, passar e “chutar” a bola em direção ao gol, sempre sem usar mãos ou pés. Apesar do número de integrantes do time ser alto, é bom estar preparado para muito esforço físico.

Um detalhe interessante é que em sua origem e durante muito tempo, o hóquei era jogado em grama natural, mas hoje é cada vez mais aderida a grama sintética brevemente molhada, assim o jogo fica muito mais rápido e a bola se prende menos no solo.

Onde jogar?

É difícil encontrar locais próprios para o treino do hóquei, mas comumente clubes e academias especializadas oferecem estrutura e profissionais para auxiliar os iniciantes. Times de futebol possuem cada vez mais filiais em outros esportes, como é o caso aqui, então uma alternativa é estar atento caso vagas sejam disponibilizadas. 

É um esporte que vai exigir bastante do físico, então pode ser uma ótima alternativa para quem quer se divertir enquanto mantém a forma, além das crianças, que podem encontrar ali um esporte para praticar a vida toda. 

O equipamento é simples, apenas uma bola e um taco próprios para o jogo, é claro. É importante um uniforme ou coletes de cores diferentes para que haja distinção dos times, além do campo, gols e algum mediador funcionando como juiz. 

Sugestão

Roupas leves são indicadas para jogar, em cima e embaixo. Regatas são uma boa opção: 

Ah, e não se esqueça do meião:

Foto: Divulgação