Handebol: tudo o que você precisa para começar a jogar

Popular nas escolas, esporte possui regras simples e exige bastante preparo físico

Publicado em 02/08/2016

Bastante praticado nas escolas, o handebol é um dos esportes coletivos mais populares do Brasil, fazendo muito sucesso nas aulas de educação física. Muito competitiva, com momentos bem intensos e tendo a emoção do gol, a modalidade caiu no gosto do brasileiro, embora não receba muita atenção da mídia.

História

O esporte é uma mistura de diversos outros, mas foi aperfeiçoado para ser o que é hoje em 1917, pelo alemão Karl Schelenz, então professor da Faculdade de Educação Física de Berlim. Graças às regras e medidas criadas por ele, uma espécie de manual/guia foi enviado a vários países ao redor do mundo e se popularizou. Foi inclusive em sua terra natal que o handebol foi jogado pela primeira vez em Jogos Olímpicos, em 1936.

Praticando

Nunca é tarde para começar a praticar um esporte, e nesse caso não é diferente, basta procurar alguma academia ou clube que ofereça aulas, ou mesmo juntar um grupo de amigos para jogar frequentemente. Os fundamentos são simples, incluindo passes, arremessos, penalidades, cartões e muita movimentação.

As bolas são pequenas se comparadas às de outros esportes e os goleiros são os únicos que podem usar todas as partes do corpo para as defesas. Além deles, são seis jogadores na linha. É recomendado o uso de roupas leves, além de um tênis confortável e adequado, sempre antiderrapante.

Um pouco mais sobre o esporte

Aos poucos, é possível se acostumar com a técnica, sabendo os atalhos para o gol na quadra, que deve medir 40m x 20m. Faltas são cobradas dos pontos onde acontecem, a não ser as que forem cometidas no ato do arremesso, o que resulta no famoso tiro de 7 metros, equivalente a um pênalti no futebol.

Para quem quer saber um pouco mais sobre a história e a didática do handebol, alguns livros:

Foto: Reprodução