Passando longe da popularidade de esportes como futebol, basquete e atletismo, o motocross entra na categoria de esportes radicais, e olha, ele é mesmo para quem gosta de aventura. Motos em alta velocidade, ultrapassagens na pista de terra e saltos nos morros são fatores que fazem a modalidade passar longe de ser monótona, além de proporcionar momentos de muito prazer para seus praticantes.

Iniciar uma carreira ou mesmo alguns treinos pode parecer algo fora da realidade para a maioria das pessoas, mas se houver a disposição para se deslocar até áreas mais afastadas, dinheiro para investir no equipamento e nas aulas e, principalmente, a vontade de competir, então não perca seu tempo e comece. É importante lembrar que até menores de idade podem participar, então porque não fazer um programa de pai e filho acompanhado de motos e rallys?

Ao encontrar um local adequado para começar o contato com as pistas, procure recomendações de seu instrutor ou em lojas especializadas a respeito do equipamento. As motos são especiais e adaptadas para os terrenos e manobras, então não será difícil diferenciá-las. Uma vez encontrada a ideal, se o bolso permitir, adquira, pois vai facilitar bastante e você terá algo particular para usar nas aulas/competições.

Para a segurança, recomenda-se o uso de:

Capacete

Macacão

Óculos

Quando estiver se familiarizando com a moto e as pistas, procure frequentar eventos, conversar com pilotos, mecânicos e absorver todas as dicas e precauções que ouvir. Você, como um novato, precisará de toda a instrução possível, mesmo já tendo experiência com motos normais nas ruas. E lembre-se, você não vai ganhar suas primeira corrida, então tenha paciência durante o aprendizado.

Foto: Divulgação