Brasil estreia em competição de vôlei na neve

Equipe brasileira foi convidada para etapa do Circuito Europeu, em Moscou

Publicado em 12/12/2018
duas-equipes-se-enfrentando-em-partida-de-vôlei-na-neve-com-espectadores-perto-da-quadra

Foto: FIVB/Divulgação

O vôlei brasileiro adquiriu muito respeito e tradição nos últimos 30 anos. Inúmeras conquistas nas quadras e praias, incluindo medalhas em Olimpíadas, trouxeram respaldo e relevância ao vôlei feminino e masculino do Brasil.

Agora, o vôlei nacional enfrenta um novo desafio em uma superfície inusitada para nossos padrões: na próxima quinta-feira (20), o Brasil estreia em uma competição oficial na neve. O torneio, que vai até o dia 22, faz parte do Circuito Europeu de Vôlei na Neve e será realizado em Moscou, na Rússia.

Vôlei na neve tem semelhanças com a modalidade na praia

As regras são parecidas com as praticadas no vôlei de praia, incluindo altura da rede e tamanho da quadra. Entre as diferenças, destaque para o número de jogadores de cada equipe (três, ao contrário do vôlei de praia, jogado em dupla) e os uniformes, especialmente modelados para que os atletas sofram menos com a temperatura e o piso da quadra.

Para este campeonato, o time brasileiro é formado por quatro jogadores (três titulares e um reserva): Márcio Gaudiê, Luciano, Oscar e Vinícius Freitas, são atletas de vôlei de praia e esperam conseguir um bom resultado nesse novo desafio. Oscar e Luciano trazem o entrosamento da praia, onde conquistaram neste ano uma etapa do Circuito Mundial, em Manavgat (Turquia). Em entrevista ao Globoesporte.com, Oscar comentou a expectativa e detalhou o convite para a equipe do Brasil: "Nossa meta é se divertir, adquirir experiência para possíveis torneios no futuro. O convite partiu de um amigo que já trabalhou com a confederação russa e gostaria de representantes do Brasil para esta primeira edição do torneio".

A competição em Moscou reunirá chaves masculinas e femininas, cada uma com dezesseis equipes na fase classificatória até a formação da chave principal, também com dezesseis times. O Circuito Europeu de Vôlei na Neve 2018/19 terá outras seis etapas e termina na Áustria, em abril do ano que vem.