América Mineiro lança marca de material esportivo

Os novos uniformes da equipe mineira serão produzidos pela Sparta

Publicado em 28/12/2018
logotipo-da-sparta-em-branco-com-fundo-verde

Foto: Divulgação

A novidade divulgada pelo América Mineiro impactou o mercado de material esportivo. Em anúncio no site e nas redes sociais, a equipe lançou a Sparta, marca própria para produzir seus uniformes a partir de 2019. Rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Coelho (apelido do clube) espera que essa notícia traga maior engajamento de seus torcedores para a Série B do ano que vem.

América Mineiro repete iniciativa de outros clubes 

Lançar sua própria linha de material esportivo não é necessariamente uma novidade no futebol brasileiro. Times como Bahia, Coritiba, CSA, Fortaleza e Paysandu tiveram iniciativas similares, confeccionando produtos sem depender de outros fornecedores. Em nota publicada no site oficial do América, o diretor de marketing e negócios da equipe, Erley Lemos, detalhou algumas vantagens da opção: “Teremos total liberdade na definição de preços, distribuição e condições de mercado para comercialização dos uniformes. A questão financeira também é um fator importante, pois deixamos de ter um intermediário na produção e venda dos produtos do clube”.

O conceito foi desenvolvido em parceria do América Mineiro com a Gadel Consultoria e o designer Adriano Ávila, fundador do Futbox.com. Para chegar ao logotipo da Sparta, a equipe utilizou o número 10, referência ao decacampeonato mineiro conquistado entre 1916 a 1925. Visto de cima para baixo e inclinado à direita, o famoso 10 do clube vira o logo da Sparta, nova marca do Coelho.

A Sparta é inspirada no famoso exército grego, retratado recentemente no filme “300”. Por isso, a campanha de pré-venda do novo uniforme disponibilizou 300 unidades aos sócios torcedores, antes mesmo de divulgar o novo layout. Após essa primeira etapa, a venda foi aberta aos sócios da categoria Onda Verde no último dia 22 e deve ser ampliada para todos os torcedores em janeiro.

Os 300 compradores da pré-venda ainda serão convidados para uma ação em janeiro, na estreia do América pelo Campeonato Mineiro, mas os detalhes da ação ainda não foram divulgados. Em um primeiro momento será comercializada apenas a versão de jogo da camisa, no valor estimado de R$ 219,90.

Veja o vídeo oficial de lançamento da Sparta: